Está querendo abrir uma empresa porém não sabe se para isso é necessário ter o nome limpo? Pois então tenha calma, a resposta para essa pergunta é sim, você consegue abrir uma empresa sem a necessidade do seu nome estar limpo
O que te impede de abrir uma empresa é caso o seu CPF esteja em situação irregular na Receita Federal.
Aqui nós vamos te explicar melhor sobre este assunto e como funciona o processo para abrir uma empresa sem a necessidade de ter o nome limpo.
Para abrir uma empresa é necessário ter o nome limpo?
Como já dito anteriormente, você consegue sim abrir uma empresa sem a necessidade de ter o nome limpo, ou seja, com o nome sujo.
Caso o seu CPF esteja em situação irregular na Receita Federal é o que gera problema na hora de abrir uma empresa .
Existe uma distinção sobre esses assuntos que você precisa entender melhor antes de buscar abrir uma empresa.
O que significa estar com o nome sujo?
Existe uma história de que, há muito tempo atrás, quando a tecnologia não era tão avançada e não existia essa variedade tão grande de comunicação que temos hoje, para saber quem comprava um produto e não pagava os mercantes se agrupavam em uma praça e compartilhavam os nomes dessas pessoas, então era dito que essas pessoas que compravam e não pagavam estavam com o nome sujo, e até hoje se ouve falar essa expressão.
Então basicamente uma pessoa que compra um produto ou serviço e acaba não pagando fica com o nome sujo, e hoje em dia o nome da pessoa é listado pelos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Quando alguém não paga o que deve a uma empresa, a empresa entra em contato com os órgãos de proteção ao crédito avisando sobre a dívida. A pessoa é notificada pelos órgãos através de correspondências, telefonemas ou mensagens de texto pelo celular, sendo avisada que terá seu nome negativado caso não venha a pagar a dívida dentro do prazo estabelecido.
Caso isso aconteça e seu nome fique sujo, você ainda conseguirá abrir uma empresa, porém terá dificuldades para conseguir outros serviços, como por exemplo adquirir um empréstimo, fazer um financiamento e abrir uma conta corrente.
E como fazer então para limpar o nome para conseguir realizar esses serviços? A única solução para isso é contactar a empresa para qual está devendo e fazer uma negociação para realizar o pagamento da dívida.
E caso tenha dúvidas e queira consultar se o seu nome está sujo é só fazer um cadastro bem simples no site do Serasa e realizar a consulta do nome de forma gratuita.
CPF irregular na Receita Federal
Existem diversas razões que podem causar a irregularidade de um CPF, alguma fraude verificada na inscrição, algum erro no processo de cadastramento, roubo ou perda do documento e o mais comum, alguma pendência com o imposto de renda, quando uma pessoa deixa de entregar alguma declaração do imposto de renda ou declara de forma irregular.
Estar com o CPF irregular na Receita Federal ocasiona diversos tipos de problemas, entre eles está o de você não conseguir abrir uma empresa.
Além disso também não é possível fazer um empréstimo ou fazer um financiamento, abrir ou movimentar uma conta no banco, adquirir ou vender algum imóvel, receber aposentadoria e premiações de lotéricas, apanhar passaporte e outros diversos problemas.
Lembrando que foi dito que existe uma distinção entre esses dois assuntos, então estar com o CPF irregular na Receita Federal não é a mesma coisa que estar com o nome sujo.
Para limpar seu nome a solução é bem direta e prática, porém a ação necessária para realizar a regularização do seu CPF vai depender do que está acontecendo para que seu CPF esteja irregular. Normalmente é necessário fazer um pedido no site da Receita Federal e depois apresentar-se em uma unidade de atendimento para finalizar o processo de regularização do CPF.
Vale a pena abrir uma empresa com o nome sujo?
Aqui nós já respondemos que é possível sim você abrir uma empresa sem a necessidade de ter o nome limpo, no entanto não é recomendado que você abra uma empresa com o nome sujo.
Ao abrir uma empresa você terá também novas responsabilidades, tudo bem que você consiga seu CNPJ mesmo com o nome sujo, mas você precisará também de outras coisas para a organização e planejamento da empresa.
Estar com o nome sujo com certeza irá acarretar alguns problemas que irão te atrapalhar nessa organização e no seu planejamento, você terá uma série de bloqueios que serão negativos para o seu negócio.
Então caso esteja com o nome sujo, antes de pensar em abrir uma empresa é melhor pensar em limpar o seu nome.
Busque negociar sua dívida de uma forma saudável para assim então conseguir limpar o seu nome e ter mais tranquilidade para abrir sua empresa com organização e um bom planejamento financeiro.
Conclusão
Se você tinha dúvidas se para abrir uma empresa é necessário ter o nome limpo, agora já sabe que não, que mesmo com o nome sujo você consegue ter o CNPJ.
Destacamos também a importância de ter o CPF regularizado junto a Receita federal, um CPF irregular irá te impedir de abrir a sua empresa.
Porém se você está na situação em que tem o CPF regularizado mas está com o nome sujo, o recomendado é que você não abra uma empresa, então pense bem e se organize para que consiga cumprir com suas obrigações e ter uma saúde financeira.
Veja também: Quem é Mei precisa de Contador