Home » Negócios » Para Abrir uma Empresa é Necessário ter o Nome Limpo?

Para Abrir uma Empresa é Necessário ter o Nome Limpo?

Está querendo abrir uma empresa porém não sabe se para isso é necessário ter o nome limpo? Pois então tenha calma, a resposta para essa pergunta é sim, você consegue abrir uma empresa sem a necessidade do seu nome estar limpo

O que te impede de abrir uma empresa é caso o seu CPF esteja em situação irregular na Receita Federal.

Aqui nós vamos te explicar melhor sobre este assunto e como funciona o processo para abrir uma empresa sem a necessidade de ter o nome limpo.

Para abrir uma empresa é necessário ter o nome limpo?

Como já dito anteriormente, você consegue sim abrir uma empresa sem a necessidade de ter o nome limpo, ou seja, com o nome sujo.

Caso o seu CPF esteja em situação irregular na Receita Federal é o que gera problema na hora de abrir uma empresa .

Existe uma distinção sobre esses assuntos que você precisa entender melhor antes de buscar abrir uma empresa.

O que significa estar com o nome sujo?

Existe uma história de que, há muito tempo atrás, quando a tecnologia não era tão avançada e não existia essa variedade tão grande de comunicação que temos hoje, para saber quem comprava um produto e não pagava os mercantes se agrupavam em uma praça e compartilhavam os nomes dessas pessoas, então era dito que essas pessoas que compravam e não pagavam estavam com o nome sujo, e até hoje se ouve falar essa expressão.

Então basicamente uma pessoa que compra um produto ou serviço e acaba não pagando fica com o nome sujo, e hoje em dia o nome da pessoa é listado pelos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Quando alguém não paga o que deve a uma empresa, a empresa entra em contato com os órgãos de proteção ao crédito avisando sobre a dívida. A pessoa é notificada pelos órgãos através de correspondências, telefonemas ou mensagens de texto pelo celular, sendo avisada que terá seu nome negativado caso não venha a pagar a dívida dentro do prazo estabelecido.

Caso isso aconteça e seu nome fique sujo, você ainda conseguirá abrir uma empresa, porém terá dificuldades para conseguir outros serviços, como por exemplo adquirir um empréstimo, fazer um financiamento e abrir uma conta corrente.

E como fazer então para limpar o nome para conseguir realizar esses serviços? A única solução para isso é contactar a empresa para qual está devendo e fazer uma negociação para realizar o pagamento da dívida. 

E caso tenha dúvidas e queira consultar se o seu nome está sujo é só fazer um cadastro bem simples no site do Serasa e realizar a consulta do nome de forma gratuita. 

CPF irregular na Receita Federal

Existem diversas razões que podem causar a irregularidade de um CPF, alguma fraude verificada na inscrição, algum erro no processo de cadastramento, roubo ou perda do documento e o mais comum, alguma pendência com o imposto de renda, quando uma pessoa deixa de entregar alguma declaração do imposto de renda ou declara de forma irregular.

Estar com o CPF irregular na Receita Federal ocasiona diversos tipos de problemas, entre eles está o de você não conseguir abrir uma empresa.

Além disso também não é possível fazer um empréstimo ou fazer um financiamento, abrir ou movimentar uma conta no banco, adquirir ou vender algum imóvel, receber aposentadoria e premiações de lotéricas, apanhar passaporte e outros diversos problemas.

Lembrando que foi dito que existe uma distinção entre esses dois assuntos, então estar com o CPF irregular na Receita Federal não é a mesma coisa que estar com o nome sujo.

Para limpar seu nome a solução é bem direta e prática, porém a ação necessária para  realizar a regularização do seu CPF vai depender do que está acontecendo para que seu CPF esteja irregular. Normalmente é necessário fazer um pedido no site da Receita Federal e depois apresentar-se em uma unidade de atendimento para finalizar o processo de regularização do CPF.

Vale a pena abrir uma empresa com o nome sujo?

Aqui nós já respondemos que é possível sim você abrir uma empresa sem a necessidade de ter o nome limpo, no entanto não é recomendado que você abra uma empresa com o nome sujo.

Ao abrir uma empresa você terá também novas responsabilidades, tudo bem que você consiga seu CNPJ mesmo com o nome sujo, mas você precisará também de outras coisas para a organização e planejamento da empresa. 

Estar com o nome sujo com certeza irá acarretar alguns problemas que irão te atrapalhar nessa organização e no seu planejamento, você terá uma série de bloqueios que serão negativos para o seu negócio.

Então caso esteja com o nome sujo, antes de pensar em abrir uma empresa é melhor pensar em limpar o seu nome.

Busque negociar sua dívida de uma forma saudável para assim então conseguir limpar o seu nome e ter mais tranquilidade para abrir sua empresa com organização e um bom planejamento financeiro.

Conclusão  

Se você tinha dúvidas se para abrir uma empresa é necessário ter o nome limpo, agora já sabe que não, que mesmo com o nome sujo você consegue ter o CNPJ. 

Destacamos também a importância de ter o CPF regularizado junto a Receita federal, um CPF irregular irá te impedir de abrir a sua empresa.

Porém se você está na situação em que tem o CPF regularizado mas está com o nome sujo, o recomendado é que você não abra uma empresa, então pense bem e se organize para que consiga cumprir com suas obrigações e ter uma saúde financeira.

Veja também: Quem é Mei precisa de Contador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *